Meditação

A meditação é um estado de consciência e não uma postura. Sentar de pernas cruzadas, fechar os olhos, permanecer imóvel e emitir o som “hmmmm” não garante que medite. Ao contrário da crença popular, nenhuma das condições descritas anteriormente, é um requisito para meditar. É possível meditar, de olhos abertos, ou fechados, sendo recomendando manter os olhos semi-abertos. Sentado, de pé, deitado são tudo posturas nas quais é possível entrar no estado de meditação. Seja pela quietude, pelo movimento, ou intercalando ambos podemos utilizar diversos métodos para meditar.

Seguindo alguns requisitos e cuidados, é possível aceder a um estado de consciência meditativo através de inúmeras possibilidades. Seguem-se algumas sugestões.

As técnicas de meditação podem ser categorizadas entre dois pólos. Mais yang e convergente ou mais yin e divergente. Há cerca de 2500 anos o budismo dividiu em dois tipos:

  • Shamata
  • Vipassana / Insight

Em 1977, Davidson e Goleman propuseram dois pólos de divisão das técnicas de meditação:

  • Concentração
  • Consciência

Em 2008, Lutz, Slagter, Dunne & Davidson, propuseram a seguinte estrutrura:

  • Atenção-Focada (AF)
  • Monitorização Aberta (MA)

As Práticas AF baseiam-se na  concentração da atenção sobre um determinado objecto externo, corporal ou mental, ignorando os estímulos irrelevantes.

As técnicas de MA tentam ampliar o foco de atenção a todas os estímulos recebidos, sensações e pensamentos a cada instante, sem colocar especial atenção em nenhum destes.

Metaforicamente, em AF concentramo-nos num único instrumento a ser tocado ignorando todo o ruído. Na MA escutamos toda a orquestra integrando os sons envolventes como um contributo na sinfonia.

O estado meditativo é como uma borboleta, se corre atrás escapa-lhe, mas na vibração certa esta (re)pousa.

Índice

Meditação Sentada

Sente-se confortavelmente com as pernas cruzadas na posição de lótus. Relaxe o corpo, mantendo a coluna direita. Relaxe as pálperas de forma a ter os olhos semiabertos. Repouse as mãos sobre o ventre e observe atentamente e unicamente a sua respiração.

Meditação Kinhin

Caminhe calmamente, focando a atenção em cada passo e em cada respiração. Pouse gentilmente a planta do pé, sentindo a terra como quem a beija.

Zhanzhuang / Meditação em pé

Permaneça de pé como quem abraça uma árvore. Fletindo ligeiramente os joelhos e mantendo a cabeça erguida. Relaxe e dissolva toda a tensão na direção da terra. Foque a sua respiração e atenção na zona do dantian (um dedo abaixo do seu umbigo).

Taijiquan (Tai Chi Chuan)

Para fins meditativos o taiji deve ser praticado no estilo água. Seguindo um modo mais lento e suave. Relaxe o corpo, solte a respiração e assegure que os movimentos desenvolvem-se de forma contínua.

Daoyin Yangsheng Gong (Qigong da Longevidade)

Nesta forma ancestral de Qigong realizam-se movimentos conciliados com a respiração. Sendo essencial que a respiração lidere o movimento e o praticante desfrute da prática.

Meditação Guiada

O praticante segue um guia de meditação que narra momento a momento a ação a realizar. São sugeridas pequenas tarefas ao praticante, sendo possível integrar visualizações, mantras e outras técnicas. 

Meditação com Mantra

Utilizando sons e palavras reconhecidos, o praticante repete continuamente a mesma vocalização até entrar num estado de transe em que tudo o mais desaparece, restando apenas o som. Um mantra popular é o do Om (ॐ Aum), ou na verão longa Om Mani Padme Hum

Meditação da Vela

Acenda uma vela e concentre toda a sua atenção na chama. Respire fundo e continuamente foque a atenção na chama. Persista.

Meditação dos Cinco Passos

Coloque-se numa posição confortável. Percorra com a atenção toda a linha que divide o seu corpo do meio envolvente. Visualize uma borracha mágica e apague lentamente a linha que separa o seu corpo do meio envolvente. Remova toda e qualquer separação entre si e o meio, tornando-se uno com este.

Meditação Metta / Boa Vontade

Metta significa boa vontade, benevolência. Coloque-se numa posição confortável e visualize que envia bondade e bons sentimentos na seguinte sequência. 

  1. Para si mesmo(a);
  2. Um(a) amigo(a);
  3. Uma pessoa “neutra”;
  4. Uma pessoa difícil;
  5. As quatro pessoas anteriores juntas;
  6. O Universo inteiro.

Meditação Zazen

Sente-se sobre um zafu (uma pequena almofada), com os joelhos juntos e as mãos sobre o colo. Concentre toda a sua atenção numa parede branca. Persista até conseguir ver apenas a parede branca sem projetar pensamentos, lembranças ou visualizações.

Meditação Vipassana

Na meditação vipassana o praticante deverá reservar alguns dias. Baseia-se no silêncio com a ausência de estímulos ou qualquer meio de comunicação. Para esta meditação deverá encontrar um centro creditado de meditação vipassana. Tire alguns dias para a experiência. Durante esta terá de se abster de falar, escutar ou qualquer forma de comunicação verbal, ou não verbal. Mesmo o contato visual com outros participantes deve ser evitado. Grande parte do tempo é dedicado à meditação sentada e na observação das sensações e sentimentos que irão emergir no praticante. 

E que mais?

Esta publicação refere uma dúzia de meditações possíveis, porém existem inúmeras formas de entrar num estado de meditação. Seja pela quietude ou movimento, em pé, sentado ou mesmo deitado (contando que não adormeça) e até a comer, podemos seguir técnicas, para aceder a estados mais conscientes e meditativos. Para onde movemos a nossa atenção, o Qi converse e se aí permanecermos cultivamos uma transformação, uma alquimia.

Esta publicação é um breve sumário de alguns aspetos importantes na meditação. Naturalmente, outros aspetos igualmente importantes, referem-se á relação do dantian (zona próxima ao umbigo) ou mesmo dos três dantians (centros energéticos no corpo), o coração e a glândula pineal, os diferentes tipos de respiração para incitar estados de consciência, a relação estreita do o corpo físico e corpo mental, entre outros. Comece de forma humilde e sem grandes pretensões. Relaxe e ponha-se a jeito. O estado meditativo é como uma borboleta, se corre atrás escapa-lhe, mas na vibração certa esta (re)pousa.

Artigos relacionados

4 comentários

  • Ana Batarda

    Gostei muito de ler. As palavras conduzem-nos para o desejo de meditar. A apresentação gráfica, por seu turno, é tão harmoniosa e cuidada, que o nosso contacto visual vai igualmente repousando e acalmando a excitação da mente. Bom profissionalismo nacional.

  • Inês Forte

    Fantástica partilha, Vasco! Muito obrigada 🙏

  • Sonia Patrícia

    Gratidão Vasco por esta partilha! É de um mestre 🙏

  • Clélia Pereira

    Excelente artigo! Parabéns!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%

🎁 Cupão de Natal

No Checkout de Terapias e Mapas use o código :
mimonatal
Fechar