Contactos, Equipa, Manifesto e Localizações

Explore as raízes, os caminhos e as ligações do Alqimia Institute. Navegue pelo nosso legado, descubra os valores que moldam a nossa jornada e compreenda as conexões que fortalecem o nosso caminho.

Contacto

email
alqimia.org
Pelo cariz e facilidade logística direcionamos toda a comunicação para o email, através do qual conseguimos realizar uma gestão e resposta personalizada a si.

Mensagem rápida

Para um atendimento mais anónimo existe também o WhatsApp ou SMS. Tenha em atenção que nestes meios a responsividade tende a ser mais lenta.
Alqimia Institute

Horário Alqimia Institute

Exclusivo às sessões agendadas

Localização Alqimia Institute

O Alqimia Institute está localizado no coração de Lisboa numa rua paralela à Avenida da Liberdade. Estamos a 100 metros do Forum e Teatro Tivoli, proporcionado uma localização acessível por diversas redes de transportes e com o sossego caraterístico das ruas menos movimentadas.

Rua Rodrigues Sampaio 21, campainha 3B, 1150-281 Lisboa

Casa dos Sonhos (Bio-eco familiar)

Horário na Casa dos Sonhos

Estamos em Mação periodicamente, para a realização de eventos, terapias e consultas. Contacte-nos para mais detalhes.

Localização Casa dos Sonhos

R. Sarrinho 83, 6120-704 Casas da Ribeira, Mação

Identidade

O nome ALQIMIA resulta da junção das palavras Qi (energia vital) e Alquimia (supremo desenvolvimento). No processo alquímico ocorre uma transformação extraordinária onde brota o valor mais elevado de algo e de alguém. Pequenas coisas, aparentemente ordinárias sublimam a algo extra-ordinário. Uma pedra em bruto da qual emerge uma obra magnífica, notas que se juntam numa composição magistral, uma lagarta que se transmuta numa borboleta, uma preciosa flor de lótus que emerge da lama, uma pequena e vulnerável semente  que se transforma num portentoso Cedro, um magniífico talento que emerge da prática e do apoio certo, tudo isso é alquimia movida pela força da energia vital. O Alqimia Institute vincula de raíz, este propósito com uma forte incidência na filosofia oriental e ensinamentos dos mestres daoistas.

Alquimia Interna
Circular
Tian 天 Céu
Di 地 Terra
Ren 人 Ser Humano

O logotipo do Alqimia Institute foi inspirado na Alquimia Interna Daoista (Dandao), um processo de elevação para atingir um estado de consciência elevado, conhecido como “Imortalidade” (do espírito), conhecido noutras tradições como Nirvana, Despertar, Iluminação, Satori, entre outros.

Sendo o caminho infinito e todo o universo baseado em ciclos, também o logotipo assenta sobre um ciclo circular e um ciclo infinito.

O ciclo infinito, segue uma orientação vertical, relativo à parte superior do corpo, a espinha dorsal e para caracterizar a ligação ao Céu, a mudança eterna, do mundo sem forma que orienta e guia o ser humano no seu percurso.

O ciclo circular, tem uma disposição horizontal, associado à parte inferior do corpo para representar a ligação à Terra, o ciclo de vida-morte, as quatro estações, do mundo das formas por onde o ser humano caminha e assenta na sua jornada.

Assim o caminhante oscila na sua jornada entre o movimento e a quietude, yin-yang em harmonia com o caminho, o caminhar e a Grande Natureza.

Micro passos para macro mudanças, pequenos extras ao comum rumo a um desenvolvimento extra-ordinário.

Manifesto Alqimia

  1. Fazer o bem, sem nos fazer mal;
  2. Melhorar, continuamente;
  3. Trabalhar bem, sem idolatrar o sacrifício;
  4. Ensinar ajustadamente, considerando a singularidade individual;
  5. Realizar sem forçar, protegendo de coações e abusos;
  6. Simplificar, sem cair no reducionismo;
  7. Ajustar aos contextos, garantindo a integridade;
  8. Assegurar o fundamental, sem trocar pelo conveniente;
  9. Fortalecer a resiliência, com equanimidade e bondade;
  10. Guiar ao natural, despromovendo o instantâneo;
  11. Promover a presença, mesmo que distante;
  12. Partilhar, a quem aprouver estes princípios;

O Alqimia Institute começou num pedaço de papel. O nome estava por definir, e até o quê estavam por limar. Havia uma vontade e o primeiro passo foi criar o manifesto. O mesmo é inspirado nos ensinamentos de obras como o Daodejing (道德经), contos sufis e provérbios zen.

Seguindo a cosmologia daoista, na elaboração de cada um dos pontos do manifesto, aplicaram-se princípios do yinyang, sendo cada afirmação harmonizada com as devidas regulações.

Mesmo uma jornada de mil quilómetros começa com um simples passo.

Laozi 老子, cp. 64 do livro Daodejing

Equipa

Vasco Daniel Baião

Vasco Daniel Baião

Terapeuta & Professor

Sinda Costa

Terapeuta & Artesã

Ângela Plácido

Terapeuta

Qigong

Enraizar

Tai Chi

Fluir

Healing

Conectar