Ler Cerimónia do Chá
Chadao, Gongfu cha, pin cha, são alguns dos estilos e técnicas da Cerimónia do Chá.

Cerimónia do Chá

Na Cerimónia de Chá chinesa existem três termos recorrentes:

Chadao 茶道, Chádào
Gongfucha 功夫茶, gōngfūchá
Pin cha 品茶, pǐn chá

O ideograma que todos tem em comum é o de 茶 “Chá” e na vasta maioria das culturas não necessita de tradução. Excetua-se a cultura inglesa que assumiu a palavra Tea, pois os carregamentos de Chá eram enviados em caixotes marcados com um “T”, o nome da companhia transportadora. E assim o produto Chá, começou a ser nomeado pela etiqueta da companhia T “Tea”.

Chá refere-se exclusivamente a uma infusão da planta Camellia Sinensis, o restante tende a designar-se por infusões. Por exemplo, “Infusão de Camomila” será um termos adequado para referir a bebida. Dizer “chá de camomila” é ambiguo seria de esperar que tivesse a planta do Chá do mesmo modo que contariamos com azeitonas e uvas ao escutar, “azeite de linhaça” ou “vinho de cevada”.

Terminologias, etimologias e picuices aparte, o Chá e a cerimónia deste poderão passar pelo convívio, a regeneração ou a meditação. Podemos focar-nos em apenas um destes três aspetos ou conjungar a gosto. Há vários caminhos na arte de saborear o chá, porém o primeiro passo passa por entender que entre beber e saborear chá, há um caminho, um Dao 道.

Chadao 茶道

Chadao 茶道 aponta um caminho, um Dao do Chá. Para ser um caminho, uma cerimónia requer alguns preceitos que envolvem método, atenção e acima de tudo, saborear. Envolve um caminho para ter uma experiência memorável, e são essas pequenas nuances e extras, que tornam algo tão ordinário (banal) como beber chá, em algo extra-ordinário. O prazer dos detalhes que estabelecem um caminho para a cerimónia.

Gongfu cha 功夫茶

Gongfu cha 功夫茶 ou “kung fu do chá”, pode ser traduzido como a habilidade ou mestria de preparar o chá. E sim, 功夫 gongfu, são os ideogramas chineses popularmente associados a ocidente para o kung fu (Artes Marciais Chinesas). Esta confusão, ocorre porque na cultura chinesa, kung fu (功夫 gongfu) não significa Arte Marcial Chinesa e refere-se a algo que “também” tem de estar presente numa Arte Marcial Chinesa, ou qualquer habilidade que repeita um trabalho a ser desenvolvido.

“Mostra-me o teu gong fu?” nos populares filmes chineses, pode ser traduzido como “Mostra-me a tua mestria.” E mediante o contexto pode aplicar-se a uma arte marcial, realizar uma pintura, fazer chá ou qualquer outro atividade que requeira o desenvolvimento especial de um talento. Gongfu cha alberga o conjunto de métodos para extrair os sabores do chá, a temperatura correta, os tempos de espera e passagens de um vasilhame a outro, entre outros pequenos detalhes que fazem toda a diferença.

Pin cha 品茶

Pin cha 品茶 pode ser traduzido como “saborear o chá” e enfatiza o método elementar de criar uma infusão do Chá para enaltecer os diferentes sabores e infundir todas as nuances que transporta. Destacam-se quatro passos elementares para realizar corretamente o pin cha: examinar, cheirar, saborear e apreciar.

Restaurar o Dao, 修道 xiudao

Na abordagem daoista, tudo tem a potencialidade de vir a restaurar o Dao, estabelecer ligação ao precioso atrvés do que é comum. Saborear um chá, entre outros atos diários torna-se então um pretexto de estabelecer convívio entre os presentes, animar uma conversa ou tertúlia, encaminhar-nos de regresso aos aspetos simples e preciosos da vida. Sendo a espontaneidade o veículo natural para nos voltarmos a sintonizar com a natureza do Dao.

Saboerar um chá, é em certa medida, uma forma de aprender a ler o mundo pelo palato. Porque do conhecer, ao saber vai um caminho, um Dao (道).

O Caminho do Chá

茶道就是品茶之道。

茶道也是一種烹茶飲茶的生活藝術,一種以茶為媒介的生活禮儀,一種以茶修身的生活方式。

茶能淨心、静神,去除雜念,與提倡「清靜、淡泊」的東方哲学思想相通,也符合儒道的「內省修行」的思想。茶道精神是茶文化的核心,以修行至「茶禪一如」為茶道之最高境界。

古人云:「世人若解茶之道,不羨仙人做茶人。

O Caminho do Chá, é o caminho de apreciar o chá.

O Caminho do Chá é também uma forma de arte da vida, uma arte culinária de preparar e consumir chá, um ritual de vida mediado pelo chá, uma maneira de cultivar a si mesmo através do chá.

O chá tem o poder de purificar a mente, acalmar o espírito, eliminar distrações, em sintonia com as ideias filosóficas orientais de “clareza” e “desapego”. Também está em conformidade com o pensamento confucionista e daoista do “cultivo introspectivo”.

O espírito do Caminho do Chá é o núcleo da cultura do chá, atingindo o estado de união “Chá Dao como Um” sendo considerado o mais elevado estágio do caminho do chá.

Como diziam os antigos: “Se as pessoas compreendessem o caminho do chá, não invejariam os imortais, mas aspirariam a tornar-se praticantes de chá.”

Deixe o primeiro comentário