Huan Jing Di Yi

Huan jing di yi (环境第一) é das expressões mais empregues dentro do taoismo e que escutei repetidas vezes o mestre a dizê-la. Normalmente traduzida por “segurança primeiro” e que literalmente significa “meio envolvente primeiro”. Lembra-nos da necessidade de constantemente estarmos presentes e atentos, despertos ao meio envolvente.

Antes de meditar, verificamos se não estamos na linha de um comboio. Ao estender a roupa verificamos se no horizonte há sinais de tempestade. Caminhando numa floresta notamos quando um tigre assinala nas árvores o seu território. Ao entrar numa estrada verificamos se vamos no sentido correcto.
Existe uma prudência e preparação, que não é sinónima de preocupação, mas sim de “cuidado” de dar “atenção”. O nosso “Cuidado” aponta o mesmo cuidar. Despertar para dar atenção, entender o que é presente a cada momento. Em vez de imaginar, verificamos. Esperamos pelo melhor, preparando-nos e participando. Em linguagem da PNL, co-criando. Para apanhar a onda colocamo-nos a jeito e movemo-nos atentamente, para não levar com esta nos cornos nem ser levados pela perigosa corrente. A semente cresce não quando quer mas quando encontra as condições e tendo emergido da terra, busca o sol com as folhas e água com as raízes.
Ao percorrer um caminho centrando-nos na respiração, cuidamos de observar aquela planta que tem espinhos, para a qual encaminhávamos o nosso corpo. Ou observamos a formiga que estaríamos prestes a pisar. Caminhamos assim atentos, com cuidar e um entender o presente, que nos é dado em cada momento.
O medo é imaginado já o perigo é real e assim, o que queremos manter, cuidamos da melhor forma que entendemos.
Troca a paranóia por atenção e presença (mindfulnessawareness).
Troca a preocupação por prudência.
O universo cuida também através de ti, honra-o !
Caminha corajoso sendo cuidadoso.
Desperta pois há plantas a sonhar enquanto caminhas.
Em cada passo que dás, participa na pegada que imprimes.
Huan jing di yi

2017-02-03T23:19:51+00:00

Comente com gosto

/* Omit closing PHP tag to avoid "Headers already sent" issues. */