5 FASES

A teoria das Cinco Fases (五行, wŭxíng) agrupa todos os fenómenos em cinco qualidades. Também reconhecida como 5 Transformações, 5 Movimentos, 5 Elementos, 5 Vibrações, entre outros. A Água, a Árvore, o Fogo, o Solo e o Metal, são as fases básicas que formam o mundo nos diversos ciclos que o animam. Cada um dos nomes, é representativo do tipo de movimento que anima uma fase e não o material em si.

Como exemplo, se aplicarmos as cinco fases ao ciclo diário temos:

  • Madrugada (fase água)
  • Manhã (fase árvore)
  • Meio-dia (fase fogo)
  • Tarde (fase solo)
  • Noite (fase metal)

Este tipo de associação, pelas 5 fases, é aplicável a qualquer fenómeno, sendo uma poderosa ferramenta de regulação e previsão de todo o tipo de eventos conhecidos e desconhecidos.

Em conjunto, o ciclo yin e yang possibilitam um fluxo que não é demais nem de menos. Gerando um sistema onde opera a harmonia e que é a chave da uma verdadeira abundância.

Num sistema harmónico, dois ciclos regulares fluem naturalmente ao longo das 5 Fases, o ciclo de nutrição e o de restrição.

O Ciclo de nutrição (Yin ou feminino)

A água nutre a árvore, a árvore alimenta o fogo, o fogo fertiliza o solo, o solo contribui para o metal, o metal mineraliza a água e assim sucessivamente.

O Ciclo de restrição (Yang ou masculino)

A água apaga o fogo, o fogo derrete o metal, o metal corta a árvore, a árvore agarra o solo, o solo impede a água e assim sucessivamente.

Em conjunto, o ciclo de nutrição e restrição (yin e yang) possibilitam um fluxo que não é demais nem de menos. Gerando harmonia, equilíbrio e abundância.

Ao entender a interação e controle recíproco entre cada fase, a aplicação das 5 Fases estende-se a inúmeras disciplinas. Estabelecendo um conjunto de matrizes, em que todas as formas ou eventos, podem ser classificados.

Como exemplo, utilizemos a emoção da depressão. Neste sistema a depressão é descrita como o movimento em que a energia vital do Qi afunda-se em si, descendo e contraindo. Sendo por isso categorizada como um desequilíbrio na fase do Metal. Por associação, órgãos afetados serão o Pulmão e o Intestino Grosso. O tipo de pensamento tenderá a ser mais obsessivo e a agravar-se durante a noite, assim como no Outono. Se houver um súbito excesso na fase Metal (mais pressão na depressão), a mesma poderá descarregar para a fase Árvore atacando o fígado e gerando uma explosão de raiva. Uma súbita “tempestade” que temporariamente, regula o sistema e que deve ser usado com parcimónia, pois incorre no perigo de causar outros estragos.

De acordo com Ronan, historiador da ciência da Universidade de Cambridge, a teoria das Cinco Fases foi estabelecida e sistematizada pelo naturalista Tsou Yen (Zou Yan) entre 350 e 270 a.C. O mais destacado membro da Academia Chin Hsia (Zhi-Xia) do príncipe Hsuan (Xuan), e por vezes chamado “fundador do pensamento científico chinês”.

Pelo seu valor inestimável, as 5 Fases são aplicadas desde a antiguidade e integradas nos mais diversos sistemas. São popularmente aplicadas na medicina chinesa, planeamento do território, decoração, desenvolvimento pessoal, investigação, macrobiótica, artes marciais, feng shui, filosofia, Qi das 9 Estrelas, meditação, música, gestão, entre outros campos.

Fase Água (水 shui).

A fase do sonho, do recolhimento, da madrugada, do Inverno, da lua nova, do útero, do mundo sem forma e associado aos rim, bexiga e sistema reprodutor. Pela sua ligação ao que é primordial, à vitalidade e preservação da vida, o desequilíbrio desta fase gera o medo em desequilíbrio e o desnorteio quando em excesso. Se bem equilibrado temos apetite, vitalidade e flexibilidade.

Fase Árvore / Madeira (木 mù)

A fase do despertar, do levantar, da manhã, da Primavera, do quarto crescente, do crescimento e descoberta. Encontramos na fase árvore, a curiosidade e jovialidade, sendo o fígado e a vesícula biliar os seus regentes. Pela sua ligação ao que é pioneiro, ao impulso e à exploração, o desequilíbrio desta fase gera a raiva quando em excesso e a desconcentração quando em falta. Se bem equilibrado temos entusiasmo, paciência e esperança.

Fase Fogo (火 h)

A fase da expansão, do contacto, do meio dia, do Verão, da lua cheia e de ligar a tudo e a todos. O coração e o intestino delgado, assim como o pericárdio e o sistema conhecido por Sanjiao (triplo aquecedor) são-lhe associados. Este um elemento associado à conquista e superação. Se bem equilibrado gera alegria. Em desequilíbrio temos a histeria ou apatia.

Fase Solo / Terra (土 )

A fase do sossegar, da transição, do pacificar, da tarde e da passagem entre as estações, como é o caso do final do verão. O estômago e o baço pâncreas são os órgãos nesta fase. Quando equilibrado temos ponderação e conciliação, o desequilibro deste sistema gera sarcasmo quando em carência e apego se em excesso.

Fase Metal (金 jīn)

A fase de reunir e juntar, de transformar e transmutar, da noite e do Outono. O pulmão e o intestino grosso são associados à fase metal. E da mesma forma são elementos que realizam a alquimia que permite transformar e valorizar. Esta é uma fase de regeneração e reciclagem. Associado ao ideal, à decisão e ao pragmatismo. É uma fase que associado ao fim, é a geradora das sementes de novos inícios. Da busca de valor e da transformação do caos em ordem. Quando em desequilíbrio gera a depressão ou a obsessão.

Entender as Cinco Fases permite-nos regular todo o tipo de fenómenos, ao mesmo tempo que oferece uma poderosa ferramenta de descoberta pessoal. Em que fase está agora? E no ano em que nasceu?

Obs.: Num sistema que tende para o autoequilíbrio, em casos de perturbação do sistema, poderão surgir dois ciclos irregulares. Sendo gerado um refluxo nas direções opostas. Nestes momentos, diz-se que existe desarmonia no fluxo natural do sistema.

Fotografia da infografia das Cinco Fases © 2019

  • Infografia 5 Fases

     12.00 29.00
    A infografia "5 Fases" sumariza as cinco fases energéticas universais. Conhecidos também por "5 Transformações", "5 Elementos", "5 Movimentos", "Wuxing, entre outros nomes. Sendo uma obra essencial na investigação e desenvolvimento pessoal.
2019-09-10T11:40:11+01:00

Deixe o seu comentário

Categorias

About My Work

Phasellus non ante ac dui sagittis volutpat. Curabitur a quam nisl. Nam est elit, congue et quam id, laoreet consequat erat. Aenean porta placerat efficitur. Vestibulum et dictum massa, ac finibus turpis.

Recent Posts

Top Sliding Bar

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

Recent Tweets

Newsletter

Sign-up to get the latest news and update information. Don't worry, we won't send spam!